THIS PLACE TRIES TO SHOW US THAT LEARNING MORE IS POSSIBLE!

Atividade para Desenvolver a Fluência em Inglês

em 22 de setembro de 2012

Essa atividade foi inspirada em um famoso programa da BBC Radio chamado Just A Minute. Neste programa os convidados (competidores) têm apenas um minuto (just a minute) para falar sobre o tema dado pelo apresentador.
Os temas são variados e o convidado ao falar não pode hesitar (ficar se falar nada), repetir palavras (ou mesmo sentenças e ideias) e nem mudar o rumo da conversa. Em inglês, as regra são: No hesitation. No repetition. No deviation.
Atividade para Desenvolver a Fluência

No programa os competidores adversários desafiam (challenge) a pessoa que está falando. Os desafios ocorrem quando eles acham que a pessoa quebrou uma das regras: hesitou, repetiu palavras ou mudou o assunto. Para você ter um ideia,  ouça como é esse programa, clicando aqui. Vale também como uma forma de praticar seu listening (em inglês britânico).

Mas, você está estudando inglês. Não é um falante nativo da língua. Então, como fazer essa atividade sem muitas exigências e medos? Aí vão minhas dicas para você.
Se você é um estudante de nível básico – tem pouco vocabulário, tem pouco envolvimento com a língua, etc. – seja menos afoito. Ao invés de um minuto, estabeleça o prazo de 15 segundos para falar sobre um tema específico: 1) apresentar-se; 2) falar de um membro da sua família; 3) falar sobre três coisas que gosta de fazer; 4) falar sobre seu trabalho; 5) falar sobre sua escola/faculdade; 6) falar sobre três coisas que não gosta. Enfim, escolha alguns temas e fale sobre eles em apenas 15 segundos. Com o passar do tempo, vá aumentando progressivamente a quantidade de segundos para 30, 45 e 60.
Estudantes em níveis intermediário e avançado podem começar com 60 segundos mesmo. Quanto mais avançado for seu nível, mais exigente você deverá ser em relação à complexidade dos temas: 1) os avanços na área de telefonia móvel nos últimos 10 anos; 2) o que eu penso sobre o sistema educacional do meu país; 3) a relação social entre homens e mulheres nos dias de hoje; 4) três razões pelas quais eu gostaria de muda de emprego. Não precisa ser nada muito esdrúxulo. Mas, seja um pouco mais exigente.
Quando eu comecei a fazer essa atividade, eu procurava falar durante algum tempo sobre os temas que eu encontrava em livros. Eram temas simples. Com o tempo, fui complicando as coisas para poder melhorar o meu vocabulário e a naturalidade ao falar inglês. Embora o início tenha sido algo bem acanhado, com o tempo ganhei confiança e notei que ficava melhor cada vez mais.
Antes de fazer essa atividade, é bom você fazer uma pequena lista de palavras, expressões, sentenças, phrasal verbs, estruturas gramaticais e o que mais fosse preciso para falar sobre o tema escolhido. Antes de começar a falar, estude suas anotações, pratique a pronúncia, repita sentenças e palavras em voz alta. Prepara-se!
Uma coisa que eu não fazia quando comecei a fazer essa atividade era gravar a minha própria voz e comparar os áudios. Só comecei a fazer isso em 2001, ano em que consegui comprar meu primeiro computador. Ao ouvir as gravações, eu conseguia corrigir minha pronúncia, entonação, tom de voz e coisas assim. Também falava sobre os mesmos temas em um intervalo de sete dias. Eu assim comparava as gravações para perceber (avaliar) meu desempenho. As gravações me ajudavam a saber se eu estava progredindo ou regredindo.
Acho que já deu para você entender, não é mesmo? Se você está mesmo a fim de aprender inglês, tire um tempo para fazer essa atividade. você começará acanhadamente, mas com o tempo perceberá mudanças significativas.
Para finalizar, lanço aqui um desafio: comece a fazer essa atividade ainda hoje. Daqui vinte dias, volto a escrever algo  a respeito e aí você me conta o que aconteceu. Caso aceite o desafio, deixe um recado aí na área de comentário, clicando aqui. Vamos ver o que acontecerá nesse período no qual você estará fazendo essa atividade.
Participe do curso online Collocations: Aprenda a Combinar Palavras em Inglês, que começará na próxima segunda-feira (24 de setembro), Curso apostilado, com aulas online, certificado de participação e muito mais. Saiba como esse curso ajudará no desenvolvimento de sua fluência em inglês em www.denilsodelima.com/collocations.

Deixe uma resposta

patriciasgueds.wordpress.com/

THIS PLACE TRIES TO SHOW US THAT LEARNING MORE IS POSSIBLE!

My Online Language

Private English lessons online on Skype

Eracio Rondon

"Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender". Paulo Freire

Sala Aberta

Criatividade e Inovação

Teacher Bruna's Blog

A blog to share ideas and experiences related to the English language and its teaching and learning.

Em Badajoz falamos português!!!

Site criado com o intuito de colaborar com os profissionais do ensino/aprendizagem do português língua estrangeira

Histórias em Português

Um blog onde o Clube das Histórias coloca histórias de que gosta e que quer partilhar. Sirva-se e dê-lhes vida! Quer também recebê-las por email? Procura histórias sobre um algum tema ou para um fim específico? Escreva-nos! estorias.em.portugues(at)gmail.com Os nossos objectivos são unicamente pedagógicos, sem qualquer interesse financeiro.

professora adriana ramos

A topnotch WordPress.com site

PROFFPATRYCIA

Aula fora da aula. Um espaço para ampliar o saber e interagir. Aproveite!

Inovar é preciso!!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire )

PROFESSORA:ROSELI LOPES411

"Mudar é dificil mas é possivel" PAULO FREIRE

yasminlegaldotorg

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

teacherlusgai

It´s a pedagogic ressource blog

paolasouza2

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

teachermelissabr

4 out of 5 dentists recommend this WordPress.com site

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

