THIS PLACE TRIES TO SHOW US THAT LEARNING MORE IS POSSIBLE!

GINCANAS

O QUE É UMA  GINCANA?

Uma gincana é um tipo de competição recreativa que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes.Também pode ser uma competição de cores,e nós chamamos de “gincana das cores”.

As gincanas são divididas em várias provas com características extravagantes e sem utilidade prática, alguns exemplos são:

“Corrida do saco”: os competidores devem percorrer o mais rapidamente possível uma distância dentro de um saco que vai em média até suas cinturas

“Ovo na colher”: os competidores devem percorrer o mais rapidamente possível uma distância equilibrando um ovo numa colher sem deixá-lo cair

“Cabo de guerra: um número variável de competidores de duas equipes puxam em sentido contrário uma corda. Vence quem conseguir que toda a equipe adversária atravesse uma linha pintada no chão

“Caça ao tesouro: a organização da gincana elabora pistas para que as equipes possam encontrar um “tesouro”. Ganha a equipe que alcançar o objetivo em menos tempo.

Há também provas de caráter cultural, com perguntas de temas e formatos variados, como “stop”, charadas etc.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gincana – Acesso em 16 de outubro de 2012.

AS GINCANAS

Gincanas são atividades com caráter lúdico predominante e onde há sempre a buscada vitória. Assim, são consideradas um tipo de jogo. Portanto, como todo jogo, possuem algumas características:- Podem ser atividades físicas e/ou mentais;- Seu final é sempre previsto;- Sempre têm regras (simples ou complexas).Por outro lado, diferenciam-se outros jogos quaisquer pelas suas características específicas:- Têm sequência de várias tarefas ou provas interligadas (normalmente com pontos acumulativos);- Nelas são levadas em conta não só a habilidade como também a rapidez com que os participantes cumprem as tarefas predeterminadas.Além de busca de diversão, do lúdico, os organizadores de uma gincana podem ter alguns outros objetivos com ela, como, por exemplo, objetivos educacionais, objetivos de integração dos participantes, objetivos de divulgar as entidades que promovem essa gincana, objetivos beneficentes e outros.Uma das principais preocupações de um animador em uma gincana é não perder-se dos objetivos. Assim sendo, as gincanas devem ser plenamente controladas e dominadas pelo animador.Os principais tipos de gincana existentes são:

GINCANA DE SOLICITAÇÔES: Também conhecida como “Quero·-quero”, é composta por tarefas em que o recreacionista pede coisas difíceis de serem obtidas e os participantes deverão trazer em um determinado prazo de tempo.

GINCANA CULTURAL: É aquela em que as tarefas constam de perguntas e respostas e outras atividades de conhecimentos gerais, que deverão ser decifradas ou respondidas pelos participantes, sempre dentro de um prazo de tempo determinado previamente. É uma gincana de caráter intelectual.

GINCANA MUSICAL: Não deixa de ser uma gincana cultural. As provas versarão sobre conhecimentos que os participantes deverão ter sobre música, instrumentos musicais,composições, cantores e intérpretes etc. A gincana musical pode se desenvolver com ousem a utilização de equipamentos de som.

GINCANA DE HABILIDADES: São diversos os tipos de gincanas de habilidades,por isso subdividiremos este item em vários.

GINCANA DE SALÃO: suas tarefas são de habilidade física e situações hilariantes;apesar do nome, não se desenvolvem apenas em salões, mas também em outros espaços,como quadras esportivas, gramados, parques de estacionamento etc. Suas tarefas são paródias de situações corriqueiras, que acontecem de forma engraçada tanto para quem participa quanto para quem assiste;

GINCANA RÚSTICA: as tarefas se desenvolvem em contato direto com a Natureza, e as dificuldades são devidas a ela;

GINCANA ESPORTIVA: as tarefas se baseiam em modalidades esportivas das  mais variadas espécies;

GINCANA AQUÁTICA: as tarefas se desenvolvem dentro d’água, principalmente em piscinas; GINCANA DE CIRCUITO: é montado um circuito de tarefas de diferentes habilidades e cada grupo cumpre uma tarefa por vez, todos ao mesmo tempo. Ao fim de um determinado tempo, todos mudam de tarefa juntos e assim sucessivamente,  até completarem todo o circuito.Além destes mais comuns, existem outros tipos de gincanas, que podem ser criados a qualquer momento ou ainda as GINCANAS MISTAS, as quais juntam dois ou maisdos tipos anteriores.As gincanas costumam ser promovidas por escolas, igrejas, clubes, rádios,coordenadorias de lazer, prefeituras, centros recreativos ou então integram asprogramações recreativas de hotéis, colônias de férias, acampamentos, acantonamentosetc

http://pt.scribd.com/doc/63291316/9/AS-GINCANAS – Acesso em 16 de outubro de 2012.

Apresentações das equipes:

 

 

 

 


23 respostas para “GINCANAS

  1. raaby lorena disse:

    nossa professora vc nen viu o q eu te mandei ne mancada

  2. Bianca evaristo de camargo disse:

    Final Da Historiia ‘0’

    Dia seguinte tornei-me a seguie a garota,pois consegui tirar varias fotos dela,ela passou novamente pela igreja mas não entrou . A garota entrou no cimeterio e lá desapreseu . Então,fui para casa passei as fotos para meu computador e,quando fui ver as fotos , estava muitoos clariadas , no seguinte dia na faculdade perguntei o nome , dela ela nada disse , mas na sala do diretor fui pergunta o nome da garota , e ele respondeu que seu nome era Melissa faguntes , fui no cimeterio e lá tive um grande susto , esse mesmo nome estava escrito em um TÚMOLO . Pois nao acredito que estva vendo coisas , ela era uma fantasma qye falesseu em 1945 no dia da 2 guerra mundial .

    …………………………………….FIM…………………………………………………..

  3. lau dutra disse:

    prof cade o minha estoria eu pesquei revirei e nao achei nadinha de pitibiriba
    vc nao postou se voce nao viu eu mandei por e-maio.
    bjjj
    LAU DUTRA!!!

  4. prof cade o nome do meu autor por que eu nao estou achando

  5. gostozo disse:

    achei muito legal este siti

  6. lohana disse:

    professora patricia eu preciso de cartolina azul,papelão,barbante e cola.
    porfavor e obrigado

  7. Thamily 6°D disse:

    A equipe VERMELHA vai ganhar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! #avitóriaénossa

    6°D

  8. lohana disse:

    oi professora eu vou precisar de barbante,purpurina,canetinha colorida,pinceis coloridos,colhe duas,duas folha de sufite colorido azul,corda,sacola grade de 60 metro

  9. lohana disse:

    deculta professora saco preto 60 litros

  10. Gustavo Alves disse:

    A equipe azul tá com 50 pontos mas vai dar a volta por cima😉

  11. gostei muito.minha prof pediu um pesquisa assim
    o que é gincana e 3 tipos de gincanas e seu regulamentos
    e isso me ajudou muito
    muito obr!!!!🙂 🙂 😀

  12. Tatiane Torres disse:

    Boa tarde Patricia, poderia me indicar alguns tipos de gincanas de circuito? Obrigada desde já adorei a pagina.

    • Oi, Tatiane!

      Fiz uma rápida pesquisa sobre o tema. Eis o resultado. Espero que ajude. Obrigada pela visita.

      Gincana de Artísticas
      São provas que têm como objetivo principal, testar a capacidade de criação e de interpretação dos gincaneiros. Em geral, existem três tipos de prova artística:
      Interpretação, Caracterização e Criação.

      Interpretação: são as provas em que o organizador solicita a apresentação de uma peça teatral, de uma dublagem, um videoclipe, etc.
      1- Cante uma música que você mais gosta.
      2- Pontuação: criatividade e originalidade.

      Caracterização: são as provas em que o organizador solicita um componente da equipe caracterizado de determinada coisa, personagem ou personalidade.
      1- Caracterizar um componente de palhacinho.

      Criação: são provas em que o organizador solicita que as equipes construam determinada coisa, utilizado a criatividade. Essa coisa pode ser em tamanho natural ou maquete.
      1- Elaborar uma escultura de um palhacinho utilizando uma massinha.

      Gincana de circuito
      É montado um circuito de tarefas de diferentes habilidades, onde cada grupo fará cada prova, uma por vez, todos ao mesmo tempo ou cada grupo realizará uma prova enquanto outro fará outra, havendo um rodízio ao término de um tempo determinado.

      1- Minicircuito:
      Materiais: colchonetes; arcos; nariz de palhaço, chic-choc.
      Desenvolvimento:
      1ª Estação: realizar um rolamento para frente no colchonete.
      2ª Estação: passar por dentro dos arcos.
      3ª Estação: colocar o nariz do palhaço.
      5ª Estação: Pega um chi-choc e balança, colocando no lugar.

      Os participantes deverão excetuar as tarefas das estações, voltar correndo. Vence a equipe que terminar primeiro.

      Gincana de sacanagem
      Tarefas onde os participantes passem por situações ENGRAÇADAS realizando tarefas consideradas normalmente pela garotada como: “nojentas”, “sujas” ou “anormais”.

      1- Adivinha:
      Material: duas vasilhas contendo materiais de diversas espessuras, tamanhos, formas (para testar o tato) e/ou alimentos, doces, salgados, azedos, amargos (para testar o paladar), venda de olhos.

      Formação: a equipe escolhe um integrante para realizar a tarefa.
      Desenvolvimento: o organizador venda os olhos do participante. Organizador entrega para o participante objetos, este deverá falar qual objeto está em sua mão e/ou se é fino, grosso, liso, macio, áspero, etc. Vence a equipe na qual o participante acertar o maior número de objetos.

      2- Procura:
      Material: duas vasilhas contendo gelatina e cinco chicletes cada.
      Formação: coluna.

      Desenvolvimento: cinco integrantes de cada equipe que deverão estar com as pernas amarradas por barbante. Um participante por vez deverá deslocar até o local, achar com as mãos, um chiclete que se encontra escondido dentro da vasilha com gelatina.

      Após encontrá-lo deverá fazer uma bola até que estoure. Voltando a largada, para que o segundo possa sair para procurar os chicletes e estourá-lo e assim sucessivamente. Vence a equipe que achar primeiro os cincos chicletes.

      Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
      http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/32236/gincana-de-artisticas-e-circuito#ixzz3IKHs6oNH

  13. isabella disse:

    amei o site d+ que escola e essa ?????

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

patriciasgueds.wordpress.com/

THIS PLACE TRIES TO SHOW US THAT LEARNING MORE IS POSSIBLE!

My Online Language

Private English lessons online on Skype

Eracio Rondon

"Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender". Paulo Freire

Sala Aberta

Criatividade e Inovação

Teacher Bruna's Blog

A blog to share ideas and experiences related to the English language and its teaching and learning.

Em Badajoz falamos português!!!

Site criado com o intuito de colaborar com os profissionais do ensino/aprendizagem do português língua estrangeira

Histórias em Português

Um blog onde o Clube das Histórias coloca histórias de que gosta e que quer partilhar. Sirva-se e dê-lhes vida! Quer também recebê-las por email? Procura histórias sobre um algum tema ou para um fim específico? Escreva-nos! estorias.em.portugues(at)gmail.com Os nossos objectivos são unicamente pedagógicos, sem qualquer interesse financeiro.

professora adriana ramos

A topnotch WordPress.com site

PROFFPATRYCIA

Aula fora da aula. Um espaço para ampliar o saber e interagir. Aproveite!

Inovar é preciso!!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire )

PROFESSORA:ROSELI LOPES411

"Mudar é dificil mas é possivel" PAULO FREIRE

yasminlegaldotorg

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

teacherlusgai

It´s a pedagogic ressource blog

paolasouza2

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

teachermelissabr

4 out of 5 dentists recommend this WordPress.com site

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: